OAB ESA

Centro de pesquisa

ESAOAB/SP

  • Pesquisa e educação jurídica
  • Sociologia, antropologia e culturas e teorias jurídicas
  • Direito, inovação e tecnologia

Pesquisadores seniores
Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho
Adriano de Assis Ferreira

ESAOAB/SP Cátedra de Educação Advocatícia

Alysson Leandro Mascaro

Sênior Colaborador: Alysson Leandro Mascaro

A Cátedra de Educação Advocatícia da ESA – OAB/SP trata da formação profissional da advocacia, suas demandas, impasses, horizontes e perspectivas, mediante pesquisas, elaborações teóricas, aulas, cursos e eventos. Busca concretizar o múnus da ESA – OAB/SP de qualificar a formação das advogadas e advogados, desenvolvendo e consolidando conhecimentos, disponibilizando-os publicamente. A Cátedra tem o propósito de ser o mais qualificado espaço brasileiro de pesquisa, ensino e extensão em torno da educação advocatícia.

O Titular da Cátedra de Educação Advocatícia da ESA – OAB/SP, Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro, liderará as reflexões a respeito da temática e proferirá cursos e aulas magnas, liderando atividades de congressos, seminários e outros eventos, produzindo ainda textos e livro, articulando, ainda, um conjunto de pesquisadores, mestres e doutores, já ligados à ESA.

As atividades da Cátedra se estenderão do segundo semestre de 2020 ao primeiro semestre de 2022 e envolverão aulas magnas, palestras, cursos, seminários, pesquisas e textos – artigos, livros – a serem publicados.

Titular da Cátedra

Alysson Leandro Mascaro. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco – USP). Doutor e Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Advogado. Implantador e Professor Emérito de várias instituições de ensino superior pelo país. Autor, dentre outros livros, de “Filosofia do Direito” (GEN-Atlas), “Estado e Forma Política” (Boitempo) e “Crítica da Legalidade e do Direito Brasileiro” (Quartier Latin do Brasil). Dentre seus estudos e pesquisas sobre ensino e educação do direito, publicou “Sobre a educação jurídica” (In “Educação jurídica em questão”, OAB/SP, 2013).

Centro de pesquisa ESAOAB/SP Projetos de pesquisa vigentes

Centro de pesquisa ESAOAB/SP Finalidades e Objetivos

  • I Promover o aperfeiçoamento profissional e cultural dos advogados, bacharéis, estagiários e outros profissionais graduados.
  • II Aperfeiçoar e atualizar a capacitação técnica – profissional e docente dos advogados.
  • III desenvolver programas e projetos de pesquisa na área jurídica acompanhando a dinâmica dos tempos e a visão transformadora da realidade.
  • IV Oferecer ensino de pós – graduação, de suporte técnico – jurídico e extensão universitária.
  • V Concretizar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional possibilitando correspondente concretização, integrando os conhecimentos que são adquiridos na sua prática profissional.
  • VI Estimular o conhecimento dos problemas do mundo atual, em particular os nacionais e regionais, possibilitando inserção harmônica no mundo em transformação.
  • VII Dotar o ensino jurídico de uma metodologia capaz de promover a integração entre os fundamentos do Direito e da Justiça e as mais diversas áreas do conhecimento.

Plano Estratégico Desenvolver programas e projetos de pesquisana área jurídica acompanhando a dinâmica dos tempos e a visão transformadora da realidade.

Fortalecer suas linhas de pesquisa científica através de projetos

Através de fixação de recursos humanos capacitados para a pesquisa interdisciplinar com foco na advocacia;
Fixação de Pesquisadores Doutores (entre 0 e 5 anos);
Oferecimento de Estágios em nível de Pós-doutoramento (entre 0 e 10 anos);
Oferecimento de financiamento de pesquisa para pesquisadores colaboradores (entre 0 e 10 anos);
Oferecimento de financiamento de bolsas de Jornalismo Científico (entre 0 e 10 anos);
Oferecimento de financiamento de bolsas de Treinamento Técnico (entre 0 e 10 anos);
Oferecimento de financiamento de bolsas para estudantes de pós-graduação Stricto Sensu (a partir do oferecimento de programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado e 10 anos);
Disseminar o conhecimento adquirido através de publicações científicas avaliada por pares e apresentações de trabalho em eventos científicos condizentes com a área de conhecimento jurídico;

Disseminar o conhecimento adquirido através de publicações científicas avaliada por pares e apresentações de trabalho em eventos científicos condizentes com a área de conhecimento jurídico;

Relatórios semestrais e anuais de pesquisa (continuamente); Edição de Livros e Materiais Didáticos Multimídia (entre 0 e 10 anos)

Estimular a extensão do conhecimento extra-muros:

Através de projetos de extensão comunitária (de 2 a 10 anos);

Fortalecer vínculos com programas de pós-graduação regionais, nacionais e internacionais em ciências sociais e jurídicas;

Através de parcerias, missões de estudo, convênios e intercâmbios (de 1 a 10 anos);

Formar pessoal em nível de pós-graduação altamente qualificado para a pesquisa científica;Através de instituição de cursos de pós-graduação Stricto Sensu (a partir do oferecimento de programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado a 15 anos);

Através de instituição de cursos de pós-graduação Stricto Sensu (a partir do oferecimento de programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado a 15 anos);

Fortalecer periódico interno para melhor qualificação de estrato Qualis;

Através de corpo editorial e avaliadores altamente qualificados (entre 0 a 8 anos)